domingo, 3 de janeiro de 2010

Aniversário

"Na origem de toda cidade existe um sonho". Célio de Castro

Belo Horizonte fez aniversário dia 12 de dezembro e para comemorar (ainda que com certo atraso), vou contar um pouco da história dessa cidade tão acolhedora e simpática.

No final do século XVIII, Belo Horizonte não passava de um pequeno povoado sem importância, numa propriedade colonial onde se fazia engorda de gado. Contava com uma capela erigida à Nossa Senhora da Boa Viagem, que até hoje é a padroeira da capital mineira. Um casario pobre, ruelas de terra batida. Mas os planos para essa região tão singela de belezas naturais mas tão árida de recurso materiais eram grandiosos. Sobre isso, até mesmo meu ídolo Machado de Assis escreveu:

" Chama-se Belo Horizonte. Eu se fosse Minas, mudava-lhe a denominação. Belo Horizonte parece antes uma exclamação que um nome. ...Quanto à nova capital da República, não é mister lembrar que já está escolhido o território, faltando só a obra de construção e da mudança, que não é pequena."

O local foi eleito para a construção de uma Capital de verdade, projetada pelo engenheiro Aarão Reis, e muito antes de Brasília, a primeira cidade planejada do Brasil. Para mim é um pouco surreal imaginar a construção de uma cidade. Sempre imaginei as cidades nascendo aos poucos, uma casa aqui, uma viela ali, até que cem, duzentos anos depois existe uma irreconhecível metrópole. Mas não Belo Horizonte. Traçada a pena, cada quadra, praça e prédio público foi colocado no seu lugar certo.

E nasceu a capital mineira, cresceu, ultrapassou seus limites. Cheia de problemas, charme, simpatia e limitações.

PARABENS BELO HORIZONTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário