sexta-feira, 15 de abril de 2011

Novo Olhar Sobre a Antiga Praça

No último fim de semana, participei de um ensaio fotográfico ambientado em plena Praça da Estação.

Por mais conhecida que a praça seja, sempre é bom revê-la com olhares renovados, observando ângulos, texturas, cores e um todo, que revela um espaço multicultural e sempre surpreendente, onde estudantes, trabalhadores, mendigos e todo o tipo de público se mistura.

Oficialmente Praça Rui Barbosa, a Praça da Estação é um dos ambientes mais antigos e tradicionais da capital mineira. Ponto de Encontro pela sua localização central e fácil acesso pelo metrô, ali é palco para todo o tipo de manifestação: política, esportiva, festiva. Mas o atrativo principal da Praça é o complexo arquitetônico, que surpreende pela beleza singela e representatividade de um estilo que alcançou uma incrível originalidade na fundação de BH: o ecletismo, com seus laivos de neoclássico e toques de art noveau.

O prédio da praça abriga também o museu que interessa pelo tema: O museu de Artes e Ofícios, onde podemos visualizar uma infinidade de utensílios para os mais diversos usos, tudo da época em que todas as coisas eram manufaturadas. Para qualquer designer, é uma viagem bacana ao tempo das coisas, coisas que estão hoje tão presentes no nosso cotidiano, e atividades que eram realizadas de forma totalmente diferente do conhecido por nós, como a ourivesaria, a barbearia, a arte de trabalhar o couro, a chapelaria.

A entrada é franca. Depois da visita, parada para descansar e bater um papo no charmoso café do saguão principal.

Para noivas, debutantes e o pessoal da moda que deseja usar o espaço para ensaios fotográficos (vale muito a pena, pois além da arquitetura ser maravilhosa, com guarda corpos rendilhados, piso em mosaico e colunas em granito, o prédio tem uma luz natural incrível no horário de sol a pino e mesmo com tempo nublado) basta procurar a diretoria e marcar um horário. Cobra-se uma taxa e o acesso aos ambientes interessantes é garantido por um funcionário que fica à disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário