domingo, 11 de outubro de 2009

Da população

Belo Horizonte tem, segundo a Wikipédia, a PBH e o IBGE, aproximadamente dois milhões e meio de habitantes, sendo a sexta cidade mais populosa do Brasil.

De acordo com minhas observações, a populção de Belo Horizonte não passa de uns trezentos mil, o que pode ser facilmente comprovado ao sair de casa. Em qualquer canto que se vá na cidade, é possível encontrar um parente, um conhecido, um ex-colega, um amigo do amigo, e por aí vai.

A teoria de que estamos separados de qualquer pessoa da humanidade por seis graus de conhecimento cai para duas em Belo Horizonte. A probabilidade de ver todo mundo que você quer encontrar (ou não-encontrar) aumenta para 5x se está acontecendo algum evento pela cidade. Como não tem nada para se fazer em Belo Horizonte, quando acontece alguma coisa, sobretudo ao ar livre no domingo, e sobretudo se as pessoas podem levar os filhos para se divertir, a cidade costuma se deslocar inteira para aquele ponto.

Não é que faltem programas para os belo horizontinos. Acho que o que falta mesmo é belo horizontinos em Belo Horizonte.

A população é basicamente composta por brancos, mas eu acredito que aqui todo mundo é muito misturadinho. Não tem dessa de ter só preto, como em Salvador e só loiro, como em Curitiba. E todo mundo tem um antepassado no século XVIII que foi escravo, ou alguma avó que era índia e foi pego no laço. Essas histórias pipocam pelas famílias mineiras desde que me entendo por gente. Também é bem difícil ter um avô que nasceu em BH. A maioria do povo mais velho veio de outras cidades e estados, mas isso se deve também ao fato de BH ser uma cidade-menina de apenas um pouco mais de um século de existência.

O povo Belo Horizontino é muito hospitaleiro. As mineiras, por exemplo, adoram uns cariocas, uns gaúchos e uns gringos. Os gringos comentam que Belo Horizonte é uma cidade muito agradável, reclamam do nosso calor mas a gente acha mesmo o nosso clima bem ameno, a despeito das tempestades que andam arrasando a cidade no início das primaveras, causas do superaquecimento global. Os americanos ficam surpresos com tantos prédios, me parece que nos EUA só NY é que tem prédios altos... Os africanos dizem que a cidade é bem limpinha. Os poloneses acham BH bem parecida com Varsóvia sob vários aspectos que não posso imaginar quais, por que não conheço Vasóvia.

Os primeiros belo horizontinos


Mas o dado mais importante que se precisa comunicar sobre os belo horizontinos é que são basicamente divididos entre atleticanos e cruzeirenses. É extremamente perigoso criticar qualquer uma dessas tribos em locais públicos, sob riscos de ser hostilizado. Os atleticanos são facilmente identificáveis, estão sempre vestidos com sua camisa alvinegra. Os cruzeirenses a gente nunca sabe quem são, ou mesmo se existem, por que não se pode ficar vestido sempre daquele azul celeste horrível, que não pode combinar com a pele de ninguém...

Nenhum comentário:

Postar um comentário